
“Como poderemos olhar para os acontecimentos, que estamos todos acompanhando, sob a lente da astrologia?”, me perguntaram. “É uma pergunta instigante”, respondi. É uma maneira rica de tentar entender os movimentos gerais, humanos, e suas raízes simbólicas, à luz da história enquanto ela acontece. Não é fácil e muitas vezes embrulha o estômago, mas é fascinante! Sem estabelecer uma data exata, podemos observar o contexto astrológico, a partir de um panorama com base em tendências que afetam, inclusive, nosso país.
Plutão começou sua transição de Peixes para Aquário, e em algum momento se tornará permanente até 2043, esse percurso, essa transição representa uma transformação profunda nos antes estabelecidos sistemas da humanidade, como o poder oculto, as crises e renascimentos. Plutão rege a morte e renascimento, então, com sua entrada em Aquário, Plutão marca o início de uma mudança estrutural nos sistemas sociais e tecnológicos. Assim podemos esperar mudanças radicais não só nas estruturas sociais e tecnológicas, mas políticas.
Para o Brasil, isso sinaliza uma pressão por renovação das instituições com revisão de tais poderes e o possível ressurgimento de movimentos “coletivos” em busca de “igualdades”, muitas vezes trasvestida de justiça social e isto promove maior visibilidade de abusos dos poderes ocultos, inclusive nas esferas políticas, policiais e corporativas. É preciso entender que Plutão desmonta o que é tóxico e reconstrói com bases mais conscientes – porém, esse processo é doloroso e exige tempo.
Ao mesmo tempo, Saturno transitou de Peixes para Áries de 2023 a 2025, trazendo estrutura, disciplina e responsabilidade, e em Peixes, nos convidou a lidar com temas como saúde mental, políticas públicas mais humanizadas, e limites entre realidade e ilusão — inclusive nas tais narrativas políticas.
Contudo, na Revolução Solar do Brasil para este ano (setembro 2025), Saturno estará posicionado de forma que este retorno marcará uma revisão da autoridade nacional, da legitimidade das instituições e do papel do país no mundo. Portanto, possivelmente há uma cobrança histórica no sentido de que tudo o que foi mal estruturado ou negligenciado nos últimos 30 anos tende a vir à tona. Acrescento que tensões na imagem internacional do Brasil e crises de liderança não é e nem será surpresa.
Com Netuno, ainda em Peixes, houve um campo popular de excessiva sensibilidade com possibilidade de confusão, desinformação ou idealizações em massa, mas, também, de ilusão e manipulação. No Brasil, gerou crescimento de movimentos religiosos, espirituais e até indígenas e místicos, porém, com confusão ideológica, manipulação midiática e política.
No momento em que escrevo, Netuno já está transitando em Áries (em outubro ficará retrógrado por 3 meses, entrando definitivamente em Áries no dia 24 de janeiro 2026), marcando um tempo de ação, coragem, busca por conquistas, mas ainda há o risco de ilusões e excesso de autoconfiança.
Netuno é lento, tem um ciclo de 12-14 anos por signo, é geracional, portanto moldará toda uma geração, a pegadinha é que ele inspira, mas também ilude, engana e promove sonhos. Portanto, é preciso ter espírito crítico e atento para não se deixar levar pela onda. Lembre que, Netuno em Peixes trouxe um sentimento de estarmos inequivocamente ligados unas aos outros e sofrer por amores impossíveis.
Já Netuno em Áries traz uma tendência diametralmente oposta. Como Áries é um signo afeito à demarcação de território e conquista, sentiremos a potência para realizar nossa vontade. No entanto, como tudo em Netuno, pode haver excessos e ilusões. Aqui, o perigo é autoconfiança demais. Cuidado com a fantasia do ego, do posso tudo, etc. As filosofias ligadas devem aumentar, no sentindo oposto ao da impotência valorizada durante Netuno em Peixes. Porém, Saturno também entrou em Áries e chega para colapsar sistemas. Quando o planeta das estruturas e responsabilidades encontra o planeta dos sonhos e das ilusões, temos o colapso de modelos e estruturas.
A última conjunção Saturno-Netuno aconteceu em 1989, quando houve a Queda do Muro de Berlim, símbolo da quebra de barreiras e do início de uma nova realidade. Então, a conjunção Saturno-Netuno de 2025/2026 deve ser especialmente marcante, porque acontece em um signo de começo (Áries) e no mítico grau zero, dos inícios. Um novo mundo está chegando, nos próximos 2 anos, com o fim de muitas coisas que conhecemos.
Não bastasse tudo isso, Urano entrou em Gêmeos recentemente, mas ainda teremos retrogradação (para Touro) prevista, então as questões econômicas continuam ativadas, principalmente nos setores alimentar, agrário e social com consequências de instabilidade no campo com possíveis reflexos urbanos.
Os Eclipses em Áries-Libra do ano de 2024, ativaram o eixo da individualidade versus do coletivo, sugerindo tensão entre interesses pessoais e sociais – algo que nós aqui no Brasil vimos enfrentando em várias camadas. Quando olhamos o mapa natal do Brasil encontramos dois pontos de ativação que diz respeito ao povo versus o governo, então podemos ficar atentos a conflitos entre a vontade do povo e o que o governo oferece. Favorecendo a queda das máscaras e as revelações públicas, com potencial para mudanças de lideranças, revoltas sociais ou redefinições de poder.
O Brasil, ao acordar, enfrenta uma crise de identidade política, social e espiritual. As forças planetárias solicitam reconstrução com mais ética, equidade e coerência. É tempo de exigir respeito aos direitos fundamentais do povo, sem manipulação midiática, sem messianismo político e sem enganos. Um momento em que a transparência e a reestruturação institucional são urgentes.
Estamos num ciclo de renascimento nacional, vivendo um período de grande pressão por renovação no Brasil. As estruturas antigas estão sendo desafiadas e estão nos atacando, nos roubando e vilipendiando o país e a pátria, nós. Contudo, embora isso possa causar instabilidade temporária, também é uma oportunidade de ressignificar a identidade brasileira e promover um país mais consciente, coerente com seus ideais e, principalmente, com sua cultura, tão diversificada e espetacular. Pode parecer caótico, mas é um processo necessário para que algo mais sólido e justo emerja.
Espero que tenham gostado e que tenham absorvido algo novo. Se quiserem apoiar o meu trabalho, considerem fazer uma DOAÇÃO à sua escolha, entre em contato: @mohini.mb.
Se
você quiser fazer uma leitura para analisar seu mapa astral e sua
situação atual (já que tudo o que escrevo é generalizado e uma leitura
pessoal traz AINDA MAIS valor para sua vida), você pode conferir as
possibilidades de leitura na aba CONSULTA.
Fontes: pesquisas, percepções, arquivos pessoais, prática
Nenhum comentário:
Postar um comentário