domingo, 20 de dezembro de 2020

Sol Sistere, Sol parado...

Foto by @mohini.mb

O solstício de dezembro chega marcando o início de uma nova estação, trazendo o dia mais curto do ano para o hemisfério norte e mais longo para o hemisfério sul, do nosso planeta. Um solstício ocorre quando o Sol atinge o seu ponto mais ao norte ou mais ao sul do equador, causado pela inclinação do eixo da Terra e pelo movimento do nosso planeta em sua órbita ao redor do sol.

Vocês devem estar se perguntando o porquê do título deste texto... O termo Solstício vem das palavras latinas “sol” (Sol) e “Sistere” (ficar parado) e significa “Sol parado”. Nosso Sol parece parar de se mover no céu e posicionar-se na sua declinação mais setentrional ou austral durante o solstício.

No hemisfério norte, o sol atinge seu ponto mais baixo e mais austral no céu, com a noite mais longa; no hemisfério sul estará no ponto mais alto no céu, portanto a noite será mais curta. Então, quem está no Círculo Polar Antártico, no polo sul do planeta, poderá observar o Sol da meia noite, pois terão 24hs de luz do dia. Enquanto no Círculo Polar Ártico, as pessoas terão 24hs de escuridão.

No dia 21 de dezembro às 07h02’ de Brasília (DF-BR), o nascer o e pôr do sol serão os mais austrais do ano, marcando para nós, no hemisfério sul, o solstício de verão. A partir deste dia e até poucas semanas após, o planeta Terra estará mais próximo do Sol, atingindo o seu periélio, isto é, o ponto mais próximo do Sol em sua órbita.

MB

Fonte: pesquisas em arquivos pessoais e internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário