quinta-feira, 24 de julho de 2025

Nós e o Momento Atual

Como poderemos olhar para os acontecimentos, que estamos todos acompanhando, sob a lente da astrologia?”, me perguntaram. “É uma pergunta instigante”, respondi. É uma maneira rica de tentar entender os movimentos gerais, humanos, e suas raízes simbólicas, à luz da história enquanto ela acontece. Não é fácil e muitas vezes embrulha o estômago, mas é fascinante! Sem estabelecer uma data exata, podemos observar o contexto astrológico, a partir de um panorama com base em tendências que afetam, inclusive, nosso país.

Plutão começou sua transição de Peixes para Aquário, e em algum momento se tornará permanente até 2043, esse percurso, essa transição representa uma transformação profunda nos antes estabelecidos sistemas da humanidade, como o poder oculto, as crises e renascimentos. Plutão rege a morte e renascimento, então, com sua entrada em Aquário, Plutão marca o início de uma mudança estrutural nos sistemas sociais e tecnológicos. Assim podemos esperar mudanças radicais não só nas estruturas sociais e tecnológicas, mas políticas.

Para o Brasil, isso sinaliza uma pressão por renovação das instituições com revisão de tais poderes e o possível ressurgimento de movimentos “coletivos” em busca de “igualdades”, muitas vezes trasvestida de justiça social e isto promove maior visibilidade de abusos dos poderes ocultos, inclusive nas esferas políticas, policiais e corporativas. É preciso entender que Plutão desmonta o que é tóxico e reconstrói com bases mais conscientes – porém, esse processo é doloroso e exige tempo.

Ao mesmo tempo, Saturno transitou de Peixes para Áries de 2023 a 2025, trazendo estrutura, disciplina e responsabilidade, e em Peixes, nos convidou a lidar com temas como saúde mental, políticas públicas mais humanizadas, e limites entre realidade e ilusão — inclusive nas tais narrativas políticas.

Contudo, na Revolução Solar do Brasil para este ano (setembro 2025), Saturno estará posicionado de forma que este retorno marca uma revisão da autoridade nacional, da legitimidade das instituições e do papel do país no mundo. Portanto, possivelmente há uma cobrança histórica no sentido de que tudo o que foi mal estruturado ou negligenciado nos últimos 30 anos tende a vir à tona. Acrescento que tensões na imagem internacional do Brasil e crises de liderança não é e nem será surpresa.

Com Netuno, ainda em Peixes, houve um campo popular de excessiva sensibilidade com possibilidade de confusão, desinformação ou idealizações em massa, mas, também, de ilusão e manipulação. No Brasil, gerou crescimento de movimentos religiosos, espirituais e até indígenas e místicos, porém, com confusão ideológica, manipulação midiática e política.

No momento em que escrevo, Netuno já está transitando em Áries (em outubro ficará retrógrado por 3 meses, entrando definitivamente em Áries no dia 24 de janeiro 2026), marcando um tempo de ação, coragem, busca por conquistas, mas ainda há o risco de ilusões e excesso de autoconfiança.

Netuno é lento, tem um ciclo de 12-14 anos por signo, é geracional, portanto moldará toda uma geração, a pegadinha é que ele inspira, mas também ilude, engana e promove sonhos. Portanto, é preciso ter espírito crítico e atento para não se deixar levar pela onda. Lembre que, Netuno em Peixes trouxe um sentimento de estarmos inequivocamente ligados unas aos outros e sofrer por amores impossíveis.

Netuno em Áries traz uma tendência diametralmente oposta. Como Áries é um signo afeito à demarcação de território e conquista, sentiremos a potência para realizar nossa vontade. No entanto, como tudo em Netuno, pode haver excessos e ilusões. Aqui, o perigo é autoconfiança demais. Cuidado com a fantasia do ego, do posso tudo, etc. As filosofias ligadas devem aumentar, no sentindo oposto ao da impotência valorizada durante Netuno em Peixes. Porém, Saturno também entrou em Áries e chega para colapsar sistemas. Quando o planeta das estruturas e responsabilidades encontra o planeta dos sonhos e das ilusões, temos o colapso de modelos e estruturas.

A última conjunção Saturno-Netuno aconteceu em 1989, quando houve a Queda do Muro de Berlim, símbolo da quebra de barreiras e do início de uma nova realidade. Então, a conjunção Saturno-Netuno de 2025/2026 deve ser especialmente marcante, porque acontece em um signo de começo (Áries) e no mítico grau zero, dos inícios. Um novo mundo está chegando, nos próximos 2 anos, com o fim de muitas coisas que conhecemos.

Não bastasse tudo isso, Urano entrou em Gêmeos recentemente, mas ainda teremos retrogradação (para Touro) prevista, então as questões econômicas continuam ativadas, principalmente nos setores alimentar, agrário e social com consequências de instabilidade no campo com possíveis reflexos urbanos.

Os Eclipses em Áries-Libra do ano de 2024, ativaram o eixo da individualidade versus do coletivo, sugerindo tensão entre interesses pessoais e sociais – algo que nós aqui no Brasil vimos enfrentando em várias camadas. Quando olhamos o mapa natal do Brasil encontramos dois pontos de ativação que diz respeito ao povo versus o governo, então podemos ficar atentos a conflitos entre a vontade do povo e o que o governo oferece. Favorecendo a queda das máscaras e as revelações públicas, com potencial para mudanças de lideranças, revoltas sociais ou redefinições de poder.

O Brasil, ao acordar, enfrenta uma crise de identidade política, social e espiritual. As forças planetárias solicitam reconstrução com mais ética, equidade e coerência. É tempo de exigir respeito aos direitos fundamentais do povo, sem manipulação midiática, sem messianismo político e sem enganos. Um momento em que a transparência e a reestruturação institucional são urgentes.

Estamos num ciclo de renascimento nacional, vivendo um período de grande pressão por renovação no Brasil. As estruturas antigas estão sendo desafiadas e estão nos atacando, nos roubando e vilipendiando o país e a pátria, nós. Contudo, embora isso possa causar instabilidade temporária, também é uma oportunidade de ressignificar a identidade brasileira e promover um país mais consciente, coerente com seus ideais e, principalmente, com sua cultura, tão diversificada e espetacular. Pode parecer caótico, mas é um processo necessário para que algo mais sólido e justo emerja.

 

=x=x=x=x=x=x=

Espero que tenham gostado e que tenham absorvido algo novo. Se quiserem apoiar o meu trabalho, considerem fazer uma DOAÇÃO à sua escolha, entre em contato: @mohini.mb.

Se você quiser fazer uma leitura para analisar seu mapa astral e sua situação atual (já que tudo o que escrevo é generalizado e uma leitura pessoal traz AINDA MAIS valor para sua vida), você pode conferir as possibilidades de leitura na aba CONSULTA

Desejo-lhe tudo de bom,
 
Monica Brunini©
✨🧙‍♀️💫
Redes Sociais: @mohini.mb


Fontes: pesquisas, percepções, arquivos pessoais, prática

 

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Cruzamos o limiar?

Em dezembro do ano passado já antevíamos que 2025 seria um ano de grande aceleração. Está mesmo acontecendo e é um ano que será lembrado como um ponto de virada histórico. Será que cruzamos oficialmente o limiar? Esta primeira quinzena de julho é a antessala do que, provavelmente, acontecerá no próximo outono. Em maio passado percebemos mudanças radicais na ordem, embora, para alguns, tudo esteja correndo como o esperado, mas, para outros, os únicos problemas são a política local, a elevação dos preços e o clima. Aimm, são as mudanças climáticaaaaas! Não, gafanhoto, tem algo mais sombrio por trás disso — pesquise sobre o assunto.

Desde o dia 07 percebemos o avanço de tecnologias, revoluções, golpes súbitos e conscientes. Contudo, no dia 13, a dança entre Saturno e Netuno em Áries mostra que devemos abordar com paciência a relação desafiadora entre finais e novos começos. O tema subjacente é um profundo conflito entre ideal e realidade, expectativas e esperanças coletivas que não têm mais nenhuma relação com a realidade que tendem a perder sua razão de ser e se desmancham. Essa conjunção pode ser o prenúncio de uma fase turbulenta, com o início de processos complexos e, muitas vezes, caóticos que serão particularmente visíveis em eventos coletivos. Amanhã, dia 17, esse aspecto deve marcar o início de outro capítulo no atual ponto de virada histórico, (a última vez que estes planetas se encontraram, foi em 1989, ano da queda do Muro de Berlim e do colapso da União Soviética.) Estes movimentos são raros e revelam grandes desenvolvimentos na sequência.

Então, os próximos sete anos, trará a renovação necessária e a ocasional revolução na ciência, pesquisa, comércio e comunicação. Querendo ou não, teremos que nos acostumar com as novas tecnologias, principalmente, com a IA que, para além de possíveis benfeitorias para a humanidade, traz um alerta ao se mostrar imprescindível para líderes que buscam o controle da população e suas ações individuais. Os aspectos harmônicos e facilitadores sugerem integração a estes sistemas, interligando quem somos, o que fazemos, como comunicamos e, até, em como pensamos.

A conectividade do dia a dia já é quase total, feita de máquinas ligadas às redes que se ligam à rede principal, ligada a outras redes. Não podemos esquecer que há uma rede maior, com controle de todos os nossos dados. E onde ficou a nossa liberdade? É, Perguntei à IA: “a liberdade nunca some completamente, às vezes, ela só se esconde; pode estar em um pequeno gesto ao dizer ‘não’, ao desligar o celular ou escrever um desabafo, caminhar sem rumo, ver o sol nascer, fazer algo só por você.” Entendeu?

A última vez que Urano entrou em Gêmeos foi em 1941, durante a segunda guerra. Agora, estamos num tempo em que nossos valores estão mudando. Será que 1941 foi uma tentativa de ‘reset’ que deu errado, ou que foi adiado? No momento é importante estarmos atentos a detalhes, análises de pormenores e tentar não perder de vista o quadro geral. Assistimos os limites da diplomacia, Júpiter em Câncer mostra que externamente precisamos lutar pelo que é nosso, custe o que custar – país, família ou casa. E internamente? Lembre o caminho é interno. Prepare-se, sem medo, pense em cada passo necessário para se manter lúcido, seguro, bem informado, bem acompanhado, saudável. Como disse acima, são pequenos gestos, direcionados, com propósito, assertivos.

Com Urano em Gêmeos e Plutão em Aquário, em signos de Ar, a comunicação social, organização política, tecnológica, e comércio global digital, estão ligados em harmonia até 2028. Isso mostra que à frente temos mudanças imparáveis nestes meios disponíveis e precisamos ter liberdade para ligar e desligar, sabendo o que estamos fazendo e aprendendo como usar qualquer ‘agente de IA’ sem se deixar contaminar… É importante também estarmos atentos às sabotagens de rede elétrica e de comunicações, etc., para não ficarmos vulneráveis.

Como já disse, Saturno acabou de ficar retrógrado no dia 13 e estes períodos de Saturno são momentos de responsabilidade, nos quais podemos ter que corrigir erros causados por impaciência (Marte) ou autoilusão (Netuno). Como Netuno também está estacionário agora, e Saturno e Netuno estão agindo em conjunto, pode ser necessária uma combinação de disciplina para honrar Saturno com a tranquilidade e o espaço que Netuno exige. Saturno estará retrógrado até o final de novembro, então há bastante tempo para honrar nossos compromissos e criar planos funcionais para um progresso real.

No entanto, um Mercúrio Retrógrado está chegando no dia 18 que permanece até o dia 11ago. E este é provavelmente o mais interessante que tivemos em mais de 50 anos, então, prestem atenção à logística, às comunicações e à tecnologia. Poderão surgir informações que não tínhamos acesso antes. Este evento está relacionado a Urano em Gêmeos, portanto, entre o dia 10 e 29nov, os temas vão se repetir quando Mercúrio ficar retrógrado novamente, só que em Sagitário e Escorpião, então, prestem atenção.

Vênus e Marte ativam os nodos lunares nos dias 20 e 21, portanto essas conexões podem ativar uma correção de curso, mas sempre são sutis que, talvez, possamos perceber como uma pedra de toque de algum tipo. Estes planetas são energias conflitantes, o instinto agressivo contra o pacificador. Isso culminará na próxima semana, e podemos nos ver tendo que fazer uma escolha entre dois lados opostos de nossa própria natureza. 

 

=x=x=x=x=x=x=

Espero que tenham gostado e que tenham absorvido algo novo. Se quiserem apoiar o meu trabalho, considerem fazer uma DOAÇÃO à sua escolha, entre em contato: @mohini.mb.

Se você quiser fazer uma leitura para analisar seu mapa astral e sua situação atual (já que tudo o que escrevo é generalizado e uma leitura pessoal traz AINDA MAIS valor para sua vida), você pode conferir as possibilidades de leitura na aba CONSULTA

Desejo-lhe tudo de bom,
 
Monica Brunini©
✨🧙‍♀️💫
Redes Sociais: @mohini.mb



Fontes: pesquisas, percepções, arquivos pessoais, prática.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Sinais de um nova estória ou será história?

Alguns dias atrás vivemos uma das configurações astrológicas mais voláteis e instáveis do ano, Marte em Leão em tensão com Urano em Touro, ambos no grau 29, um grau de não retorno, um limiar, o empurrão final antes do renascimento. Essa tensão Marte-Urano agiu como uma carga elétrica sob pressão, gerando eventos repentinos, conflitos inesperados e ações erráticas, não só em nós, mas globalmente, como assistimos. Vimos atentamente as escaladas militares entre Israel e Irã, ataques cibernéticos e protestos violentos surgindo. O planeta inteiro parece estar a uma faísca do gatilho.

O grau 29 nos chamou atenção para terminações, urgências e culminação. Marte nos conta sobre a vontade pessoal, ação, fogo, unidade, e guerra. Urano revelou o que viria à frente, libertação, ruptura, eletricidade, revolução, tempestade. Quando estes dois se juntam (Marte-Urano) em signos fixos (Leão-Touro), há uma experiência de desmantelamento forçado de algo que não serve mais, não tem mais identidade (Leão) e nem estabilidade ou sobrevivência (Touro).

Parece que nada mais é seguro, e é porque as velhas formas de segurança estão sendo extraídas. Será para nos punir? Ou será para abrir espaço para uma expressão superior de liberdade. À priori, isso não é nem um pouco agradável. Somos surpreendidos com a ‘forma’ com que fazem, mas isso faz parte de uma história cósmica maior, nos dizem. Tentam nos acalmar com palavras bonitas, muitos de nós não acreditamos; não “existe almoço gratuito”, respondemos. Mas, será que enxergamos o que realmente está acontecendo?

Lembre-se, 2025 é diferente de qualquer ano, os 5 planetas exteriores mudaram e ainda mudarão de signo. Júpiter já se moveu para Câncer, e, como revelei no artigo anterior, Urano entrou em Gêmeos há dois dias pela primeira vez em 84 anos. Essa transição marcará uma libertação da mente e o início da ilusão profunda sendo desvendada, revelando o oculto, a dualidade e a divisão. O que mais estará reservado?

Esteja ciente, essa energia é volátil. Podem acontecer distúrbios elétricos ou problemas tecnológicos, também, incêndios, explosões e acidentes repentinos. Há probabilidade de rupturas inesperadas em relacionamentos ou contratos, assim como pessoas reagindo de maneiras imprevisíveis e estranhas. E pode acontecer até agitação coletiva e agressão militarizada. Espero que não!

Para sobreviver nestes tempos será bom ampliar o seu autocuidado. Seu sistema nervoso estará processando muito, então, descanse, hidrate e faça aterramento (grounding). Fique perto de entes queridos; a conexão traz coerência. Evite ações impulsivas e lutas por poder; o ego quererá atacar, não permita ser comandado por ele.

Com Urano em Gêmeos, o discernimento é um ato revolucionário. Então, recupere sua mente e entregue o controle. A cura mais profunda está em confiar que o colapso trará o avanço. Este é um momento limite para a psique coletiva. Não voltaremos ao velho mundo. Estamos sendo convidados a dar à luz um novo ser — por meio de nós. 

Esteja desperto, continue na frequência elevada e permaneça livre.

=x=x=x=x=x=x=

 
Espero que tenham gostado e que tenham absorvido algo novo. Se quiserem apoiar o meu trabalho, considerem fazer uma DOAÇÃO à sua escolha, entre em contato: @mohini.mb.
 
Se você quiser fazer uma leitura para analisar seu mapa astral e sua situação atual (já que tudo o que escrevo é generalizado e uma leitura pessoal traz AINDA MAIS valor para sua vida), você pode conferir as possibilidades de leitura na aba CONSULTA. 

 

Desejo-lhe tudo de bom,
 
Monica Brunini©
✨🧙‍♀️💫
Redes Sociais: @mohini.mb

Fontes: pesquisas, percepções, arquivos pessoais, prática.