
Por que ano bissexto? O "Sistema" assim estabeleceu:
" Fonte: Wikipedia (PT)
Monica Brunini©

Por que ano bissexto? O "Sistema" assim estabeleceu:
"Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O ano presente é bissexto.
O último ano bissexto foi 2020 e o próximo será 2028. A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C., que se modificou, evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países, a todos os quais ocorrem os anos bissextos.
Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano, é acrescentado ao final do mês de fevereiro, sendo seu 29º dia." Fonte: Wikipedia (PT)
Monica Brunini©

Faz muitos anos comecei a sentir que precisava relaxar mais, me cuidar mais e ficar mais em silêncio, mais quieta. Não atendi a orientação, até que chegou num ponto que poderia ter se tornado um ponto sem volta. Tive que entender a longa jornada que teria que fazer. Ter coragem para seguir e mergulhar fundo.
Naquele momento da decisão, eu não tinha a real percepção se estava pronta para isso. Medo? Talvez. Mesmo assim, mergulhei. Coragem? Não sei, só sei que estava aberta. Entrei no fluxo da jornada. Mudei de lugar, mudei a energia, mudei de jeito, mudei de ideias, mudei tudo. Mudei mesmo? Sim, mudei em muitos aspectos, mas aquilo que me move, me emociona, me estimula, continua aqui. Foi uma redescoberta de mim. Então, só deixei fluir, deixei aflorar quem eu sou sem as correntes que me aprisionavam.
No caminho, descobri o que, apesar de não parecer e enganar, só atrapalhou e tentou me derrubar. Porém, para quem sabe o que faz, sempre aparecem os que chamo de ‘anjos do caminho’. Muitos me acompanharam nesta jornada, mesmo que distantes. Contudo, conheci pessoas incríveis, generosas, amorosas e amigas, de verdade. Pessoas que somaram e seguirão para sempre no meu coração, amigos importantíssimos nesta jornada que empreendi.
Como astróloga testei meus conhecimentos e apliquei a bússola diuturnamente para identificar aspectos importantes, geometrias fundamentais e ciclos – curtos, médios e longos. Assim como praticante de meditação, meditei bastante até conseguir chegar no lugar que precisava. E, também, como terapeuta, apliquei as técnicas aprendidas. Me chamei muita atenção para as travas, na mesma medida que me cuidava. Então, me abracei, me embalei, me amei como há muito tempo não fazia. Me encontrei? É uma 'des-construção', uma constru-ação. Como se diz por aí, estou “loading”!
Hoje, mais madura, mais inteira – ou quase, sigo com minhas práticas, todas elas. Todavia, me surpreendi extremamente estudiosa, pesquisadora e experimentadora do que aprendia de novo e do que reaprendia. Fiz novos cursos que complementaram e solidificaram conhecimentos, me ajudando a levá-los à prática. E, finalmente, voltei para onde deixei pontas soltas, agora em belos laços. Pronta para a nova etapa. Seguindo em frente.
Dou notícias. Até breve.
Desperte, acordar é muito pouco!
Monica Brunini©
Amanhã, quarta-feira, dia 28, os principais componentes cósmicos que integram o processo alquímico estarão, exatamente, a 9º do signo de Peixes. Isso significa que teremos a oportunidade para firmar propósitos, definir intenções e transpor o manto que separa o não-manifestado do manifestado. São eles, Saturno, Mercúrio e Sol,- a escória, o agente transformador e o ouro. Quando falamos de alquimia, a conjunção tende a envolver a união de elementos desiguais, divergentes, e esse processo começa sempre com Saturno, associado à sombra, ou a materiais indesejáveis. O Objetivo aqui é chegar ao Sol, com alguns estágios de mutação monitorados por Mercúrio.
Sabemos que o Sol é o grande harmonizador, sem ele não há vida. Mas, se abordarmos de forma consciente, o princípio solar está, intimamente, ligado ao nosso confronto direto com a realidade. Não importa o que achamos, se bom ou mau, o sol brilha para todos e para tudo igualmente. Ele é o provocador, segundo Carl Jung, da individuação. Mercúrio é o Puer Aeternus – o metamorfo – aquele que escapa dos grilhões do tempo – Saturno, e transforma o que toca, trazendo diferentes partes dentro de si, e esse é o seu trabalho. Assim, ele é a base da transformação alquímica.
Essa conjunção nos mostra a ideia do que otimiza o efeito de triplicação quando estudamos o símbolo Sabiano para o 9º grau de Peixes. Segundo Dane Rudhyar, astrólogo e filósofo, em seu livro sobre a mandala astrológica, esse é um grau de maestria. O símbolo está relacionado com “a capacidade do homem de desenvolver poderes e habilidades que, ao transcender as limitações naturais, lhe permitem operar nos reinos mentais espirituais”. E ainda associa esse grau ao indivíduo que comanda energias poderosas, “mas, também, como herdeiro de uma indústria de incontáveis inovadores e gestores”.
Então, o que será preciso fazer? Bem, o túnel se apresenta como uma forma hábil de passar (Mercúrio) situações restritivas ou limitantes (Saturno). Assim, a conjunção coloca três atores alquímicos críticos em seu recipiente. É necessário remover os obscurecimentos que escondem a intenção. Portanto, use as habilidades e concentre-se num objetivo, concentre-se com propósito. Saia dos caminhos usuais, convencionais, o modo usual não funcionará.
Será preciso reconhecer o obstáculo (Saturno) e então deixá-lo de lado (Mercúrio). Aprecie retirar o que está impedindo a visão do quadro completo (Sol). Assim aproveitará o caminho, e mesmo que seja complexo, será mais fácil avançar para o horizonte. Pense no ponto de manifestação onde os frutos aparecerão, quem sabe daqui a seis meses. Será como produto acabado, insight ou expressão pura? Não tenho essa resposta, mas promete ser emocionante!
Desperte, acordar é muito pouco!
Monica Brunini©